Este espaço tem como objetivo desenvolver a criatividade e solidariedade na escola e/ou comunidade escolar.

Será destinado a todos os visitantes do site que queiram apresentar projetos de solidariedade/voluntariado a desenvolver na nossa escola / comunidade escolar.

O mais interessante, exequível e original será proposto para desenvolver no corrente ano letivo ou no próximo conforme o projeto.

Põe a tua imaginação a trabalhar e não te esqueças de te identificar (mail, nome, número e turma).

Bom trabalho!

 

Desafio do mês de JUNHO ‌

"Uma boa ação por dia...nem sabes o bem que te fazia!"

Podemos sempre mudar o mundo que nos rodeia!
 


O nosso Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente abraçou mais uma campanha de solidariedade em prol da APARF por ocasião do 67º Dia Mundial dos Doente da Lepra.
Todas as turmas de EMRC quiseram dar o seu contributo porque achamos que, tal como "Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar" também é verdade que "Ninguém é tão rico que não tenha nada para receber". Desta forma a APARF foi convidada a vir à nossa escola falar desta doença milenar e socialmente estigmatizante. Aprendemos sempre algo de novo e como não gostamos de ficar de braços cruzados juntámos esforços para podermos marcar a diferença no mundo.
Com um pequeno gesto de todos podemos tornar um mundo mais fraterno e solidário.
Obrigado APARF por nos permitirem fazer a caridade sem olhar a quem e como Raoul Follereau dizia: "Todo Amor bem semeado cedo ou tarde florirá." assim esperamos que a APARF deixe em bom terreno as sementes que colhemos.

Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas

Quantas pessoas podemos ajudar
com o valor de uma refeição escolar?  
 

No dia 3 de Dezembro, pela primeira vez, Portugal vai juntar-se a milhares de pessoas no mundo inteiro num ato unico de solidariedade:   Giving Tuesday .

 

A OIKOS Quer convidar a escola a juntar-se a este movimento, levando uma mensagem de solidariedade a todos os elementos da comunidade escolar, especialmente para os encarregados de educação!

 

O Giving Tuesday surge de uma ideia muito simples: um dia em que o mundo inteiro se une para doar, utilizando as redes sociais para inspirar todas as pessoas a serem generosas. Surgiu por contraposição aos dias frenéticos de compras do Black Friday e Cyber Monday, e rapidamente se propagou a vários países, sendo hoje considerado o maior movimento mundial de solidariedade.

 

O valor deve ser doado em www.oikos.pt/mz.

Na Oikos damos o peixe e ensinamos a pescar.

E desse trabalho, percebe a tua escola!

 

Recentemente foi criado, por um amigo do clube do BoaVista, um projecto social em Guiné-Bissau, na localidade de Antula .
Projeto este que consiste na fundação de uma Academia de futebol para poder proporcionar a jovens dos 8 aos 16 o contato com o futebol de uma forma mais organizada.
Dentro deste projeto irá ser criada também uma equipa para meninos invisuais .

Neste momento existe uma enorme necessidade de material desportivo. 
A nossa escola irá, juntamente com o clube do BoaVista, fazer uma angariação de material desportivo (chuteiras, roupa desportiva e até outro tipo de material) para ser enviado para Antula .

 

Podes consultar aqui o último número da revista da APARF.

 

Jornal 134.pdf (13,6 MB)

Vídeo feito com trabalhadores e pacientes de Oncologia do Hospital Infantil de San Juan de Deus, em Barcelona, para recolher fundos para a investigação do cancro.

CAMPANHA APARF 2012/13

Aqui está o fruto do trabalho de todos os alunos de E.M.R.C. em prol da A.P.A.R.F.

1600€ que foram entregues ao Sr. João Ferreira (Diretor da A.P.A.R.F.) no dia 15 de fevereiro 2013.

A todos quantos colaboraram um bem hajam.

 

CAMPANHA CÁRITAS 2012/13

Donativo entregue á Cáritas: 200€, correspondente a 200 velas vendidas.

Mais uma vez, OBRIGADO a todos.