Projeto: "MORE TOLERANCE, LESS IGNORANCE"

EC Project Number 2019-1-PL01-KA229-065717_3

        

Feito com Padlet

 

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente recebeu na semana de 14 a 18 de março,  os parceiros europeus do projeto Erasmus+ intitulado "More Tolerance, Less Ignorance". Nesse âmbito foram realizadas várias atividades, nomeadamente, a pintura de um mural na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho inspirado nas obras de Keith Haring, um manifesto pela paz na Ucrânia, uma marcha solidária em Leiria,u  workshop sobre danças do mundo, entre outras atividades.

Este projeto designado por KA2 envolve a mobilidade de alunos e professores no decurso do projeto e tem como parceiros outros cinco países além de Portugal, a saber: Espanha; Itália; Alemanha; Polónia e Chipre. Foi neste sentido que, na passada semana de 28 de março a 1 de abril, coube à nossa delegação juntar-se aos restantes parceiros, desta vez em Espanha, mormente Balaguer, uma vila pitoresca perto de Barcelona.

O projeto, entre muitos objetivos, tem como principal foco o desenvolvimento de competências sociais, cívicas e sociais nos estudantes numa perspetiva de respeito e tolerância entre e intercultural.

Como parte do projeto, os alunos aprendem e refletem sobre os Direitos Humanos e formas de combater os estereótipos, em particular, trabalham sobre a discriminação e como contrariar atitudes como racismo, bullying e cyberbullying, violência psicológica e física na escola, assédio baseado na religião, deficiência intelectual, física ou qualquer outra forma.

Nesta última mobilidade, e ao encontro dos objetivos enumerados, os nossos 5 alunos realizaram atividades diversas tais como, a  visita à vila de Penelles, município de Espanha na comarca de Noguera, província de Lérida, vila com o maior número de murais grafitados por habitante, que embelezam e dão cor a várias casas da vila, graças ao festival Gargar. 

A cooperação internacional não só ensina a tolerância e respeito mútuo, mas a ação conjunta dos alunos consciencializa-os das características culturais dos diversos países participantes do projeto, mostrando valores intemporais, fortalecendo-os das competências-chave e permitindo-lhes a aquisição de novas competências necessárias ao desenvolvimento pessoal numa perspetiva de cidadania europeia.

 

 

Projeto ERASMUS+ equipa Agrupamento Nascente com tecnologia avançada

Quando o futuro precisa de tocar a tecnologia, a educação também tem de se aproximar dela. Foi neste sentido que o nosso Agrupamento, graças ao projeto ERASMUS+, quis dar mais um passo em frente na vanguarda das tecnologias e adquirir, com verbas do projeto, um quadro interativo portátil com alto desempenho, fruto da mais avançada tecnologia.

Urge a necessidade de reaproveitar espaços na nossa escola que podem ser rentabilizados e melhorar as condições de ensino à distância, bem como atividades de videoconferência com os parceiros, o que por vezes é uma barreira com os recursos atuais, um pouco obsoletos da nossa escola.

Com este quadro interativo, permite-nos acessos simplificados numa solução all-in-one e uma comunicação mais eficaz, aulas ou reuniões de qualidade com mais produtividade, partilha e segurança e multiutilizador em simultâneo.

Os impactos do projeto Erasmus+ não se limitam apenas às mobilidades de professores e alunos aos países parceiros, acompanha os sinais dos tempos e vai muito para além do ensino tradicional.

Pretendemos acompanhar o futuro da tecnologia no processo ensino-aprendizagem e partilhar as boas práticas dos nossos parceiros, para estar na linha da frente no que concerne às nossas práticas educativas, levando o nosso bom nome e boas práticas do Agrupamento além fronteiras.

O Coordenador do projeto Erasmus+
Ricardo Fernandes

Votos de Boas Festas

 

 

Mobilidade à Polónia - outubro 2021 

 

 

Na passada semana de 25-29 de Outubro o Agrupamento Marinha Grande Nascente esteve presente na Polónia no projeto Erasmus+ "More Tolerance, Less Ignorance" representado por 2 alunas da Escola Básica Nery Capucho, 2 alunas da Escola Pinhal do Rei e 2 professores prof. Paula Cardoso e o coordenador do projeto Ricardo Fernandes. Foi uma semana repleta de novos desafios, novas aprendizagens e um turbilhão de emoções. Os nossos alunos partilharam conhecimentos e experiências diferentes com os parceiros do projeto da Polónia, Espanha, Itália, Chipre e infelizmente não com os alemães porque não foram autorizados viajar no período em que estavam de férias de Outono.

No decurso da semana os alunos fizeram algumas visitas às cidades de Varsóvia, Zamósc e Cracóvia; estiveram com a presidência da Câmara de Zamósc; realizaram nos paços do conselho um manifesto comum sobre o tema do projeto; tiveram videoconferências com associações humanitárias da polónia sobre o tema “Tolerância não é suficiente”; workshops sobre a convenção dos Direitos Humanos; atividades com alunos “Krok za krokiem” - associação de ajuda e apoio a crianças com necessidades educativas especiais; workshop na “Niewidzialna Wystawa” uma associação de invisuais onde fomos convidados a seguir os nossos sentidos; desportos coletivos sob o tema “Fair play – igual oportunidades para todos”; visitámos uma sinagoga em Zamósc e posteriormente os campos de concentração de Auschwitz para os alunos compreenderem a tolerância religiosa entre outras atividades realizadas na escola com os alunos anfitriões polacos e os restantes parceiros.

 

Foi uma semana que marcará sem dúvida a vida académica de todos alunos participantes e que levou o nome do nosso Agrupamento e do Município além-fronteiras debatendo o tema da tolerância e respeito pela diferença de todos nós. Um bem-haja ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e ao Município.
 
 
 
     
 
 
 
 

 

21 de maio 2021

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

.

 

ROCK YOUR SOCKS - PORTUGAL

ROCK YOUR SOCKS - CYPRUS

ROCK YOUR SOCKS - SPAIN

ROCK YOUR SOCKS - GERMANY

ROCK YOUR SOCKS - ITALY

  #WeRemember

Video dos nossos parceiros Italianos sobre a Tolerância:

 

European Day of Languages

26th setember 2020

#ERASMUSDAYS 15/16/17 de Outubro 2020

Participa:

#ErasmusDays

Tendo em conta a situação pandémica pela qual estamos todos a atravessar, os projetos Erasmus+ da nossa escola não fogem à excessão, por essa mesma razão as atividades realizadas têm de ser preferencialmente virtuais. Foi neste sentido que os nossos alunos envolvidos nos projetos assinalaram os dias do Erasmus+, 15, 16 e 17 de outubro, com algumas videoconferências com os nossos parceiros de ambos os projetos em vigor na escola "More tolerance, Less ignorance""Revolution of foreign language teaching, the combination of old-school and innovative ICT methods".

Entre várias atividades de apresentação dos alunos, das escolas, do que se vai fazendo nas escolas em cada projeto e das medidas de prevenção neste contexto pandémico os alunos ainda realizaram um Kahoot para conhecerem melhor as ideias centrais do projeto e a diversidade cultural dos mesmos parceiros. O entusiasmo nas videoconferências foi uma constante pelo que os alunos solicitaram mais experiências do género que se irão realizar nos tempos mais práximos.

 

Go to www.menti.com and use the code 224518

Go to www.menti.com and use the code 581279

Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas

Vamos cortar com a violência na escola!

Se não te respeitam não te merecem!

Dia 30 traz uma camisola branca e vamos assinalar o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas!

Depois da exposição...

A votação:

LOGOTIPO vencedor:

Cartaz vencedor:

Responde a este questionário para avaliarmos o nível de TOLERÂNCIA da nossa escola:

Questionário para ALUNOS:

https://forms.gle/ef9oSbhkS5yiHYLp7

 

Questionário para PAIS/E.E.:

https://forms.gle/Dt2wSUqq9KzGEShP7 

 

Questionário para PROFESSORES:

https://forms.gle/wj6z8PrHaQProDq6A

 

No passado dia 10 de dezembro o Clube Europeu da escola Prof. Alberto Nery Capucho não quis deixar de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e participou no evento (C)Ativar Leiria 2019. Este evento foi organizado pelo núcleo da Amnistia Internacional de Leiria na ESECS (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria). Foram partilhados alguns testemunhos de activistas em prol dos Direitos Humanos. Com este evento pretendemos criar pequenos-grandes "Ativistas" na nossa escola com pequenos-grandes gestos que já foram realizados como o Climatic Strike no dia 27 de setembro, o dia Internacional da Tolerância assinalado na nossa escola no dia 18 de novembro, o dia Internacional dos Direitos Humanos e agora com a Maratona de Cartas da Amnistia Internacional. Fica desde já o convite para assinarem também a maratona de cartas no portal da Amnistia Internacional () pelo nosso Agrupamento de Escolas com o código 5VC6. A tua assinatura também pode salvar vidas. Obrigado pela colaboração.

 

16 novembro Dia Internacional da Tolerância

Consulta aqui algumas fotos do evento:

Alguns pensamentos sobre a Tolerância:

 

“A primeira lei da natureza é a TOLERÂNCIA – já que temos uma porção de erros e fraquezas.”

Voltaire

 

“O mais alto nível da educação é a TOLERÂNCIA.”

Platão

 

“O resultado mais sublime da educação é a TOLERÂNCIA.”

Helen Keller

 

“Par ser TOLERANTE é preciso fixar os limites do intolerável.”

Umberto Eco

 

“A TOLERÂNCIA é a melhor das religiões.”

Victor Hugo

 

“Toda a TOLERÂNCIA se torna, com o tempo, num direito adquirido.”

Georges Clemenceau

 

“A sabedoria superior TOLERA, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.”

Augusto Cury

 

“Quem ama aprecia TOLERÂNCIA.”

Augusto Cury

 

“Vi demonstrarem uma grande intolerância em defesa da TOLERÂNCIA.”

Samuel Coleridge

 

“TOLERÂNCIA é paciência concentrada.”

Thomas Carlyle

 

“O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e TOLERÂNCIA.”

Johann Goethe

 

“TOLERÂNCIA é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera.”

Mahatma Gandhi

 

“Só o amor e a arte tornam a existência TOLERÁVEL.”

W. Somerset Maugham

 

“Toda a TOLERÂNCIA se torna, com o tempo, num direito adquirido.”

Georges Clemenceau

 

“Com a sabedoria aprendemos a ser TOLERANTES.”

Henry David Thoreau

 

“O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e TOLERÂNCIA.”

Johann Goethe

 

"More Tolerance, Less Ignorance" 

Concurso Logotipo e Poster

 
 

Elabora um logotipo e Poster original:

- Folha branca: 21cmx21cm
- Não uses o "Erasmus+" no logo porque será usado noutros documentos
- Preferencialmente não muitas palavras além do nome do projeto
- Prazo de entrega dia 23 de novembro para fazer uma exposição e escolher um finalista pelo Juri para ir a concurso com os nossos parceiros

Podes consultar mais informações sobre o concurso neste PDF:

 
Países que fazem parte do projeto:

Portugal     

Espanha

Alemanha

Polónia

Itália

Chipre

Resultado de imagem para bandeira da alemanha

No biénio 2019/20-2020/21, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente irá participar no projeto Erasmus+ intitulado "More Tolerance, Less Ignorance", pelo que se deslocaram dois docentes em representação do mesmo, na passada semana a Tarento, na região da Apúlia, em Itália para a primeira reunião de planificação do projeto.
Este projeto designado por KA2, direcionado para alunos dos 13-15 anos, envolve a mobilidades de alunos e professores e terá como parceiros outros cinco países: Espanha, Itália, Alemanha, Polónia e Chipre.
Ao implementar o projeto, procuramos ser uma escola mais inclusiva, tomando ações que resultarão no combate à discriminação e segregação, contrariando a agressão e o cyberbullying, bem como ações para mitigar este desnível na educação nas pessoas de origens desfavorecidas.
Como parte do projeto, os alunos irão aprender e refletir sobre os Direitos Humanos e formas de combater os estereótipos, em particular, trabalharemos sobre a discriminação e como contrariar atitudes tais como racismo, bullying, violência psicológica e física na escola e online (cyberbullying), assédio baseado na religião, deficiência intelectual, física ou qualquer outra forma.
Entre várias competências que se irão trabalhar neste projeto, será de destacar também a maior proficiência do inglês para todos os alunos que irão fazer parte do mesmo, o recurso à informática através da realização de trabalhos que irão desenvolver, entre outras competências transversais, nomeadamente história, arte e cultura.
A cooperação internacional permitirá o fortalecimento de atitudes de tolerância e respeito mútuo, a consciência das características e das diferenças culturais de cada país participante no projeto, bem como a aquisição de novas competências necessárias ao desenvolvimento pessoal numa perspetiva de cidadania europeia.
 

 

 

ERASMUS+ 2019-21

"More Tolerance, Less Ignorance"

O projeto Erasmus+ para o biénio 2019/21, intitulado "More Tolerance, Less Ignorance", isto é, "Mais tolerância, menos ignorância" direcionado para alunos dos 13-15 anos com cinco parceiros europeus, a saber: Espanha; Itália; Alemanha; Polónia e Chipre.
Seu principal objetivo é desenvolver competências sociais, cívicas e sociais nos estudantes interculturais.
No quotidiano da escola e no ambiente envolvente o adolescente traz consigo muitas intolerâncias, onde os alunos são discriminados por várias razões: dificuldades / obstáculos educacionais, económicos, diferenças culturais, religiosas, sociais, de saúde, obstáculos geográficos, bem como pontos de vista diferentes.
A intolerância é infelizmente, um problema intemporal resultante de mal-entendidos ou medos de aprender a cultura, costumes e tradições de outrem.
Muitas vezes a consequência da intolerância leva à violência,hostilidade, injustiças, por vezes á depressão e em casos extremos à migração.
Ao implementar o projeto procuramos ser uma escola mais inclusiva, tomando ações que resultarão do combate à discriminação e segregação, contrariando a agressão e o cyberbullying, bem como ações para mitigar este desnível na educação nas pessoas de origens desfavorecidas.
Como parte do projeto, os alunos irão aprender e refletir sobre os Direitos Humanos e formas de combater os estereótipos, em particular, trabalharemos sobre a discriminação e como contrariar tais atitudes como racismo, bullying, violência psicológica e física na escola e online - cyberbullying, assédio baseado na religião, deficiência intelectual, física ou qualquer outra forma.
Entre várias competências que se irão trabalhar neste projeto será de destacar também ama maior proficiência do inglês para todos os alunos que irão tomar parte no projeto, de informática pelos trabalhos que irão desenvolver no decurso do projeto,entre outras competências transversais como história arte e cultura.
A cooperação internacional não só ensinará a tolerância e respeito mútuo, mas as ações conjuntas dos alunos os tornarão conscientes de suas características nacionalidades culturais participantes do projeto, mostrará valores intemporais, fortalecerá competências-chave e permitirá a aquisição de novas competências necessárias ao desenvolvimento pessoal numa perspetiva de cidadania europeia.