Programa E.M.R.C.
De seguida poderão encontrar o programa de E.M.R.C.,
critérios de avaliação e respetivas articulações interdisciplinares.
Programa
Aqui poderão encontrar todos os manuais de EMRC digitalizados do 5º ao 9º ano:
2º Ciclo
5º Ano: https://drive.google.com/file/d/0B5k8dUOv9s6OVmVGTHNFN3lXTkU/view?usp=sharing
6º Ano: https://drive.google.com/file/d/0B5k8dUOv9s6OekFTX19rWFg5d28/view?usp=sharing
3º Ciclo
7º Ano: https://drive.google.com/file/d/0B5k8dUOv9s6OTUdPQWYwS2dhb1U/view?usp=sharing
8º Ano: https://drive.google.com/file/d/0B5k8dUOv9s6OLW9ucHBTS3RNNEE/view?usp=sharing
9º Ano: https://drive.google.com/file/d/0B5k8dUOv9s6OOEdpMmxwVVhyVms/view?usp=sharing
Competências gerais do ensino básico(1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;(2) Usar adequadamente linguagens das diversas áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;(3) Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;(4) Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação;(5) Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;(6) Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;(7) Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;(8) Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;(9) Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;(10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. |
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Domínios das Competências EspecíficasA disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica propõe que o aluno seja capaz deA ― Cultura e Visão Cristã1. Reconhecer, à luz da mensagem cristã, a dignidade da pessoa humana. (Cg 1, 2)2. Questionar-se sobre o sentido da realidade. (Cg 2)3. Equacionar respostas à questão do sentido da realidade, a partir da visão cristã do mundo. (Cg 1, 2, 7)4. Organizar uma visão coerente do mundo. (Cg 1, 2)5. Interpretar produções culturais (literárias, pictóricas, musicais ou outras) que utilizam ou aludem a perspectivas religiosas ou a valores éticos. (Cg 1, 2)6. Interpretar criticamente episódios históricos e factos sociais, a partir de uma leitura da vida fundada em valores humanistas e cristãos. (Cg 1, 2)7. Relacionar os dados das ciências com a interpretação cristã da realidade. (Cg 1, 2)B ― Ética e Moral8. Relacionar o fundamento religioso da moral cristã com os princípios, valores e orientações para o agir humano, propostos pela Igreja. (Cg 2, 7)9. Organizar um universo coerente de valores, a partir de um quadro de interpretação ética humanista e cristã. (Cg 1, 2, 7)10. Mobilizar princípios e valores éticos para a orientação do comportamento em situações vitais do quotidiano. (Cg 1, 7)11. Propor soluções fundamentadas para situações de conflito de valores morais a partir de um quadro de interpretação ética humanista e cristã. (Cg 1, 2, 7)12. Relacionar-se com os outros com base nos princípios de cooperação e solidariedade, assumindo a alteridade e diversidade como factor de enriquecimento mútuo. (Cg 1, 7, 9)13. Reconhecer a relatividade das convicções pessoais, como contributos de aproximação à verdade. (Cg 1, 7)C ― Religião e Experiência Religiosa14. Identificar o núcleo central constitutivo da identidade do Cristianismo, particularmente do Catolicismo. (Cg 1, 2)15. Identificar o núcleo central constitutivo das principais confissões religiosas. (Cg 1, 2)16. Distinguir os elementos convergentes dos elementos divergentes das principais confissões religiosas, cristãs e não cristãs. (Cg 1, 2)17. Assumir uma posição pessoal frente ao fenómeno religioso e à identidade das confissões religiosas. (Cg 1, 7)18. Agir em conformidade com as posições assumidas em relação ao fenómeno religioso, no respeito pelos valores fundamentais do diálogo e da tolerância. (Cg 1, 7)19. Promover, na sua prática de vida, o diálogo ecuménico como suporte essencial para a construção da paz entre os povos e da unidade do Cristianismo, mobilizando conhecimentos sobre a identidade de cada confissão religiosa cristã. (Cg 1, 7, 9)20. Promover, na sua prática de vida, o diálogo inter-religioso como suporte essencial para a construção da paz entre os povos, mobilizando conhecimentos sobre a identidade de cada confissão religiosa não cristã. (Cg 1, 7, 9)21. Interpretar textos sagrados fundamentais de religiões não cristãs, extraindo significados adequados e relevantes. (Cg 1, 2)D ― Cultura Bíblica22. Usar a Bíblia a partir do conhecimento da sua estrutura. (Cg 2)23. Interpretar textos fundamentais da Bíblia, extraindo significados adequados e relevantes. (Cg 1, 2)24. Reconhecer as implicações da mensagem bíblica nas práticas de vida quotidiana. (Cg 1, 7E ― Património e Arte Cristã25. Interpretar produções estéticas de temática cristã, de âmbito universal e local. (Cg 1, 2)26. Apreciar produções estéticas de temática cristã, de âmbito universal e local. (Cg 8) |
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Critérios Gerais de Avaliação 2º e 3º CicloOs blocos de critérios (nível das competências e nível dos conteúdos) estão relacionados com os tipos de aprendizagem que se pretende que o aluno faça.Nível das competências ― certamente mais estruturante ― desdobra-se nos domínios em que as competências se incluem.
Nível dos conteúdos ― desdobra-se nas áreas temáticas seleccionadas no programa.
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O que é emrc
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