Programa E.M.R.C.

 

 

De seguida poderão encontrar o programa de E.M.R.C., critérios de avaliação e respetivas articulações interdisciplinares.

Programa

                             
 
                                                                                      Informação aos EE_2017_6ano.pdf
 
                               
 
                                                                                        Informação aos EE_2017_8ano.pdf
 
Competências gerais do ensino básico
(1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;
(2) Usar adequadamente linguagens das diversas áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;
(3) Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;
(4) Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação;
(5) Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;
(6) Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
(7) Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
(8) Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;
(9) Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;
(10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
 
Domínios das Competências Específicas
A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica propõe que o aluno seja capaz de
A ― Cultura e Visão Cristã
1. Reconhecer, à luz da mensagem cristã, a dignidade da pessoa humana. (Cg 1, 2)
2. Questionar-se sobre o sentido da realidade. (Cg 2)
3. Equacionar respostas à questão do sentido da realidade, a partir da visão cristã do mundo. (Cg 1, 2, 7)
4. Organizar uma visão coerente do mundo. (Cg 1, 2)
5. Interpretar produções culturais (literárias, pictóricas, musicais ou outras) que utilizam ou aludem a perspectivas religiosas ou a valores éticos. (Cg 1, 2)
6. Interpretar criticamente episódios históricos e factos sociais, a partir de uma leitura da vida fundada em valores humanistas e cristãos. (Cg 1, 2)
7. Relacionar os dados das ciências com a interpretação cristã da realidade. (Cg 1, 2)
B ― Ética e Moral
8. Relacionar o fundamento religioso da moral cristã com os princípios, valores e orientações para o agir humano, propostos pela Igreja. (Cg 2, 7)
9. Organizar um universo coerente de valores, a partir de um quadro de interpretação ética humanista e cristã. (Cg 1, 2, 7)
10. Mobilizar princípios e valores éticos para a orientação do comportamento em situações vitais do quotidiano. (Cg 1, 7)
11. Propor soluções fundamentadas para situações de conflito de valores morais a partir de um quadro de interpretação ética humanista e cristã. (Cg 1, 2, 7)
12. Relacionar-se com os outros com base nos princípios de cooperação e solidariedade, assumindo a alteridade e diversidade como factor de enriquecimento mútuo. (Cg 1, 7, 9)
13. Reconhecer a relatividade das convicções pessoais, como contributos de aproximação à verdade. (Cg 1, 7)
C ― Religião e Experiência Religiosa
14. Identificar o núcleo central constitutivo da identidade do Cristianismo, particularmente do Catolicismo. (Cg 1, 2)
15. Identificar o núcleo central constitutivo das principais confissões religiosas. (Cg 1, 2)
16. Distinguir os elementos convergentes dos elementos divergentes das principais confissões religiosas, cristãs e não cristãs. (Cg 1, 2)
17. Assumir uma posição pessoal frente ao fenómeno religioso e à identidade das confissões religiosas. (Cg 1, 7)
18. Agir em conformidade com as posições assumidas em relação ao fenómeno religioso, no respeito pelos valores fundamentais do diálogo e da tolerância. (Cg 1, 7)
19. Promover, na sua prática de vida, o diálogo ecuménico como suporte essencial para a construção da paz entre os povos e da unidade do Cristianismo, mobilizando conhecimentos sobre a identidade de cada confissão religiosa cristã. (Cg 1, 7, 9)
20. Promover, na sua prática de vida, o diálogo inter-religioso como suporte essencial para a construção da paz entre os povos, mobilizando conhecimentos sobre a identidade de cada confissão religiosa não cristã. (Cg 1, 7, 9)
21. Interpretar textos sagrados fundamentais de religiões não cristãs, extraindo significados adequados e relevantes. (Cg 1, 2)
D ― Cultura Bíblica
22. Usar a Bíblia a partir do conhecimento da sua estrutura. (Cg 2)
23. Interpretar textos fundamentais da Bíblia, extraindo significados adequados e relevantes. (Cg 1, 2)
24. Reconhecer as implicações da mensagem bíblica nas práticas de vida quotidiana. (Cg 1, 7
E ― Património e Arte Cristã
25. Interpretar produções estéticas de temática cristã, de âmbito universal e local. (Cg 1, 2)
26. Apreciar produções estéticas de temática cristã, de âmbito universal e local. (Cg 8)
 
 
Critérios Gerais de Avaliação 2º e 3º Ciclo
Os blocos de critérios (nível das competências e nível dos conteúdos) estão relacionados com os tipos de aprendizagem que se pretende que o aluno faça.
Nível das competências ― certamente mais estruturante ― desdobra-se nos domínios em que as competências se incluem.
Domínios
 
O aluno é capaz de...
 
Cultura e Visão Cristã
 
• Interpretar a realidade (histórica, cultural, social, científica) e relacioná-la com a visão cristã
• Construir um sentido para a realidade pessoal e social
 
Ética e Moral
 
• Identificar o fundamento religioso da moral cristã
• Mobilizar valores e princípios éticos em situações diversificadas
• Relacionar-se com os outros de forma cooperante e solidária
 
Religião e Experiência Religiosa
 
• Identificar o núcleo central do Catolicismo
• Identificar o núcleo central de diversas confissões religiosas
• Promover o diálogo ecuménico e inter-religioso
 
Cultura Bíblica
 
• Usar a Bíblia e interpretar textos bíblicos
 
Património e Arte Cristã
 
• Interpretar e apreciar produções estéticas cristãs
 
Nível dos conteúdos ― desdobra-se nas áreas temáticas seleccionadas no programa.
Áreas Temáticas
 
O aluno revela conhecer...
 
Mensagem
cristã
 
• Deus (amor, encontro, mistério)
• Jesus Cristo (nascimento, vida, mensagem, morte, ressurreição...)
• Personagens bíblicas: Profetas, Maria, José, João Baptista,
• Modelos pessoais e institucionais de referência ético-religiosa,...
• A Igreja
• Os sacramentos (Eucaristia, Baptismo...)
• A Bíblia (estrutura e cultura bíblicas; signos, códigos e convenções adoptados pelos textos)
 
Ética
e valores
 
• Princípios e valores cristãos fundamentais
• A pessoa humana
• Elementos da Doutrina Social da Igreja
• A consciência e o juízo moral
• A cooperação e a solidariedade
• A opção fundamental e as escolhas ético-morais
 
Amor, amizade e sexualidade
 
• Os mecanismos das relações interpessoais
• O egocentrismo e o altruísmo
• Modos de construção das amizades
• O amor humano
• A sexualidade e a afectividade
• O erotismo e o impulso sexual
• O namoro e o casamento
• O planeamento familiar
 
Questões
sociais
 
• As questões da diversidade/multiculturalidade
• O problema da alimentação/fome/consumo
• A relação política/religião
• Os mecanismos de funcionamento dos Meios de Comunicação Social
• Elementos sobre a relação economia/pobreza
• As questões do emprego/ocupação
• Os conflitos sociais e pacificação global
 
Direitos
humanos
 
• A dignidade do ser humano
• A fraternidade
• A paz universal
• A liberdade
• O direito à vida
• A igualdade de oportunidades/discriminação (género, raça, cor, etnia, origem nacional, idade, deficiência, religião/crença...)
• As questões do trabalho
 
Ecologia
e ambiente
 
• A Natureza como Criação
• Elementos de ecologia
• A noção de salvaguarda do ambiente
• O respeito pela Natureza
• As questões da água e dos animais
 
Diálogo ecuménico e inter-religioso
 
• A procura do Transcendente
• Elementos centrais das religiões Abraâmicas
• Elementos centrais das religiões orientais
• A noção de ecumenismo e elementos centrais das confissões religiosas
• Alguns dos novos movimentos religiosos/espiritualidades
• A relação entre verdade/tolerância
• Os modos, os momentos e as práticas de diálogo
• Os signos, códigos e convenções adoptados pelas confissões religiosas
 
Vocação e
Projecto de vida
 
• A vivência em Família/Grupo/Comunidade/Sociedade...
• O conceito de projecto/sentido para a vida
• O conceito de projecto cristão de vida
• A variedade de opções vocacionais
• O conceito de opções fundamentais
 
Relação
fé-cultura
 
• Os elementos centrais sobre a origem do universo/ser humano
• A relação Ciência/Religião/Tecnologia
• Algumas produções estéticas e culturais
• Os elementos centrais da arte cristã
• Os signos, códigos e convenções das realidades (históricas, culturais, sociais e científicas)