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Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas

Vamos cortar com a violência na escola!

Se não te respeitam não te merecem!

Dia 30 traz uma camisola branca e vamos assinalar o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas!

Depois da exposição...

A votação:

LOGOTIPO vencedor:

Cartaz vencedor:

Responde a este questionário para avaliarmos o nível de TOLERÂNCIA da nossa escola:

Questionário para ALUNOS:

https://forms.gle/ef9oSbhkS5yiHYLp7

 

Questionário para PAIS/E.E.:

https://forms.gle/Dt2wSUqq9KzGEShP7 

 

Questionário para PROFESSORES:

https://forms.gle/wj6z8PrHaQProDq6A

 

Feito com Padlet

No passado dia 10 de dezembro o Clube Europeu da escola Prof. Alberto Nery Capucho não quis deixar de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e participou no evento (C)Ativar Leiria 2019. Este evento foi organizado pelo núcleo da Amnistia Internacional de Leiria na ESECS (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria). Foram partilhados alguns testemunhos de activistas em prol dos Direitos Humanos. Com este evento pretendemos criar pequenos-grandes "Ativistas" na nossa escola com pequenos-grandes gestos que já foram realizados como o Climatic Strike no dia 27 de setembro, o dia Internacional da Tolerância assinalado na nossa escola no dia 18 de novembro, o dia Internacional dos Direitos Humanos e agora com a Maratona de Cartas da Amnistia Internacional. Fica desde já o convite para assinarem também a maratona de cartas no portal da Amnistia Internacional () pelo nosso Agrupamento de Escolas com o código 5VC6. A tua assinatura também pode salvar vidas. Obrigado pela colaboração.

 

16 novembro Dia Internacional da Tolerância

Consulta aqui algumas fotos do evento:

Alguns pensamentos sobre a Tolerância:

 

“A primeira lei da natureza é a TOLERÂNCIA – já que temos uma porção de erros e fraquezas.”

Voltaire

 

“O mais alto nível da educação é a TOLERÂNCIA.”

Platão

 

“O resultado mais sublime da educação é a TOLERÂNCIA.”

Helen Keller

 

“Par ser TOLERANTE é preciso fixar os limites do intolerável.”

Umberto Eco

 

“A TOLERÂNCIA é a melhor das religiões.”

Victor Hugo

 

“Toda a TOLERÂNCIA se torna, com o tempo, num direito adquirido.”

Georges Clemenceau

 

“A sabedoria superior TOLERA, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.”

Augusto Cury

 

“Quem ama aprecia TOLERÂNCIA.”

Augusto Cury

 

“Vi demonstrarem uma grande intolerância em defesa da TOLERÂNCIA.”

Samuel Coleridge

 

“TOLERÂNCIA é paciência concentrada.”

Thomas Carlyle

 

“O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e TOLERÂNCIA.”

Johann Goethe

 

“TOLERÂNCIA é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera.”

Mahatma Gandhi

 

“Só o amor e a arte tornam a existência TOLERÁVEL.”

W. Somerset Maugham

 

“Toda a TOLERÂNCIA se torna, com o tempo, num direito adquirido.”

Georges Clemenceau

 

“Com a sabedoria aprendemos a ser TOLERANTES.”

Henry David Thoreau

 

“O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e TOLERÂNCIA.”

Johann Goethe

 

"More Tolerance, Less Ignorance" 

Concurso Logotipo e Poster

 
 

Elabora um logotipo e Poster original:

- Folha branca: 21cmx21cm
- Não uses o "Erasmus+" no logo porque será usado noutros documentos
- Preferencialmente não muitas palavras além do nome do projeto
- Prazo de entrega dia 23 de novembro para fazer uma exposição e escolher um finalista pelo Juri para ir a concurso com os nossos parceiros

Podes consultar mais informações sobre o concurso neste PDF:

 
Países que fazem parte do projeto:

Portugal     

Espanha

Alemanha

Polónia

Itália

Chipre

Resultado de imagem para bandeira da alemanha

No biénio 2019/20-2020/21, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente irá participar no projeto Erasmus+ intitulado "More Tolerance, Less Ignorance", pelo que se deslocaram dois docentes em representação do mesmo, na passada semana a Tarento, na região da Apúlia, em Itália para a primeira reunião de planificação do projeto.
Este projeto designado por KA2, direcionado para alunos dos 13-15 anos, envolve a mobilidades de alunos e professores e terá como parceiros outros cinco países: Espanha, Itália, Alemanha, Polónia e Chipre.
Ao implementar o projeto, procuramos ser uma escola mais inclusiva, tomando ações que resultarão no combate à discriminação e segregação, contrariando a agressão e o cyberbullying, bem como ações para mitigar este desnível na educação nas pessoas de origens desfavorecidas.
Como parte do projeto, os alunos irão aprender e refletir sobre os Direitos Humanos e formas de combater os estereótipos, em particular, trabalharemos sobre a discriminação e como contrariar atitudes tais como racismo, bullying, violência psicológica e física na escola e online (cyberbullying), assédio baseado na religião, deficiência intelectual, física ou qualquer outra forma.
Entre várias competências que se irão trabalhar neste projeto, será de destacar também a maior proficiência do inglês para todos os alunos que irão fazer parte do mesmo, o recurso à informática através da realização de trabalhos que irão desenvolver, entre outras competências transversais, nomeadamente história, arte e cultura.
A cooperação internacional permitirá o fortalecimento de atitudes de tolerância e respeito mútuo, a consciência das características e das diferenças culturais de cada país participante no projeto, bem como a aquisição de novas competências necessárias ao desenvolvimento pessoal numa perspetiva de cidadania europeia.
 

 

 

ERASMUS+ 2019-21

"More Tolerance, Less Ignorance"

O projeto Erasmus+ para o biénio 2019/21, intitulado "More Tolerance, Less Ignorance", isto é, "Mais tolerância, menos ignorância" direcionado para alunos dos 13-15 anos com cinco parceiros europeus, a saber: Espanha; Itália; Alemanha; Polónia e Chipre.
Seu principal objetivo é desenvolver competências sociais, cívicas e sociais nos estudantes interculturais.
No quotidiano da escola e no ambiente envolvente o adolescente traz consigo muitas intolerâncias, onde os alunos são discriminados por várias razões: dificuldades / obstáculos educacionais, económicos, diferenças culturais, religiosas, sociais, de saúde, obstáculos geográficos, bem como pontos de vista diferentes.
A intolerância é infelizmente, um problema intemporal resultante de mal-entendidos ou medos de aprender a cultura, costumes e tradições de outrem.
Muitas vezes a consequência da intolerância leva à violência,hostilidade, injustiças, por vezes á depressão e em casos extremos à migração.
Ao implementar o projeto procuramos ser uma escola mais inclusiva, tomando ações que resultarão do combate à discriminação e segregação, contrariando a agressão e o cyberbullying, bem como ações para mitigar este desnível na educação nas pessoas de origens desfavorecidas.
Como parte do projeto, os alunos irão aprender e refletir sobre os Direitos Humanos e formas de combater os estereótipos, em particular, trabalharemos sobre a discriminação e como contrariar tais atitudes como racismo, bullying, violência psicológica e física na escola e online - cyberbullying, assédio baseado na religião, deficiência intelectual, física ou qualquer outra forma.
Entre várias competências que se irão trabalhar neste projeto será de destacar também ama maior proficiência do inglês para todos os alunos que irão tomar parte no projeto, de informática pelos trabalhos que irão desenvolver no decurso do projeto,entre outras competências transversais como história arte e cultura.
A cooperação internacional não só ensinará a tolerância e respeito mútuo, mas as ações conjuntas dos alunos os tornarão conscientes de suas características nacionalidades culturais participantes do projeto, mostrará valores intemporais, fortalecerá competências-chave e permitirá a aquisição de novas competências necessárias ao desenvolvimento pessoal numa perspetiva de cidadania europeia.