Venho por este meio pedir desculpas porque o website está reduzido aos mínimos. 

A plataforma WEBNODE decidiu cobrar este serviço depois de 11 anos. Pediu-me mais de 250€ para manter o website ou refazer tudo na nova versão. 

Como devem imaginar está aqui imenso trabalho que não se migra de um momento para o outro. 

Decidi manter assim o website com todos os cortes que a plataforma deliberadamente fez.

Desde já as minhas sinceras desculpas pelo incómodo.

 

Atenciosamente

O administrador

Ricardo Fernandes

Voluntários! 

Quem quiser participar na próxima campanha do B.A.

será nos dias 02 e 03 de dezembro 2023.

No fim-de-semana dias 02-03 dezembro 2023 

 

 Armazém do B.A.  de Leiria (PARCEIROS).

Rua de Parceiros, 1704 - Parceiros, 2400-441 LEIRIA

 

 

Aparece, não te esqueças: "Somos a primeira geração que pode erradicar a pobreza extrema!"

Contamos com a tua colaboração!

Inscreve-te:

https://campanha.bancoalimentar.pt/

 

Com a vossa ajuda e com o grande empenho e espírito solidário de todos os
voluntários, foram recolhidas cerca de 72 toneladas de alimentos.

Obrigado a todos os voluntários por colaborarem para a felicidade de outrem!

MARATONA DE CARTAS 2023 

DA AMNISTIA INTERNACIONAL

O maior evento de ativismo e direitos humanos do mundo está de volta, a Maratona de Cartas, e temos um desafio para propor a todas as escolas, universidades e instituições de ensino do país!

A Maratona de Cartas 2023 irá decorrer em Portugal de 1 de novembro de 2023 até 31 de janeiro de 2024.

Será por estas pessoas que vamos recolher milhões de assinaturas.

Assina aqui com o códido do Agrupamento: 4370

XIII Lip Dub de EMRC 

do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente

Ano letivo 2022/23

69º Dia Mundial dos Doentes da Lepra

Campanha da APARF

 
"Ser feliz é fazer os outros felizes" máxima de Raoul Follereau e pelo qual os alunos da disciplina de E.M.R.C. do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente se juntaram mais um ano à A.P.A.R.F. para participar no 69º Dia Mundial dos Leprosos.
Todas os contributos são válidos, este ano, os valores angariados por todas as turmas somou um total de 1000€. Sabemos que face às necessidades da Associação será apenas uma gota no oceano, mas ainda assim queremos deixar a nossa marca no mundo porque acreditamos que a solidariedade é feita destes pequenos grandes gestos para a humanidade, construindo assim um mundo mais fraterno e solidário para além das quatro paredes da sala de aulas.
As causas da A.P.A.R.F. são também motivo de reflexão na disciplina de E.M.R.C. e os alunos quiseram demonstrar o seu lado mais solidário. Neste sentido todas as turmas saíram da sala de aula para angariar fundos e dar continuidade à obra de Raoul Follereau, que queria "Combater a lepra e todas as outras
lepras" e também porque acreditamos que com o nosso contributo podemos tornar o mundo um pouco mais solidário e melhor.
Fazendo justiça às suas palavras "O tesouro que eu vos deixo é o Bem que eu não fiz, que teria querido fazer e que vós fareis depois de mim", neste sentido, os nossos alunos deram continuidade ao bem que Raoul Follereau começou. Obrigado A.P.A.R.F. por nos ajudarem a sermos mais solidários e podermos praticar a caridade.
 
Bem-haja a todos os que colaboraram,
Ricardo Fernandes
Docente de E.M.R.C. 

 

"Um bem sem olhar a quem"

 

Os alunos da disciplina de EMRC criaram uma onda de solidariedade neste período natalício com a campanha "Um bem sem olhar a quem".

Esta campanha vem na sequência do dia da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social e da abordagem dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.) na disciplina de EMRC com uma angariação de bens que foram oferecidos à Conferência de São Vicente de Paulo da Marinha Grande, por forma a mitigar a fome na nossa zona educativa.

Esta é uma das várias campanhas de solidariedade desenvolvidas no primeiro período, no âmbito da disciplina de EMRC, bem como a campanha "10 milhões de estrelas" da Cáritas, o Banco Alimentar e a maratona de cartas da Amnistia Internacional.

É neste sentido natalício que a disciplina reitera votos de Boas Festas para todos os leitores do JOnline e na esperança de termos um Próspero Ano 2022.

O professor de EMRC
Ricardo Fernandes


 

Projeto ERASMUS+ equipa Agrupamento Nascente com tecnologia avançada

Quando o futuro precisa de tocar a tecnologia, a educação também tem de se aproximar dela. Foi neste sentido que o nosso Agrupamento, graças ao projeto ERASMUS+, quis dar mais um passo em frente na vanguarda das tecnologias e adquirir, com verbas do projeto, um quadro interativo portátil com alto desempenho, fruto da mais avançada tecnologia.

Urge a necessidade de reaproveitar espaços na nossa escola que podem ser rentabilizados e melhorar as condições de ensino à distância, bem como atividades de videoconferência com os parceiros, o que por vezes é uma barreira com os recursos atuais, um pouco obsoletos da nossa escola.

Com este quadro interativo, permite-nos acessos simplificados numa solução all-in-one e uma comunicação mais eficaz, aulas ou reuniões de qualidade com mais produtividade, partilha e segurança e multiutilizador em simultâneo.

Os impactos do projeto Erasmus+ não se limitam apenas às mobilidades de professores e alunos aos países parceiros, acompanha os sinais dos tempos e vai muito para além do ensino tradicional.

Pretendemos acompanhar o futuro da tecnologia no processo ensino-aprendizagem e partilhar as boas práticas dos nossos parceiros, para estar na linha da frente no que concerne às nossas práticas educativas, levando o nosso bom nome e boas práticas do Agrupamento além fronteiras.

O Coordenador do projeto Erasmus+
Ricardo Fernandes

Votos de Boas Festas

 

 

Mobilidade à Polónia - outubro 2021 

 

 

Na passada semana de 25-29 de Outubro o Agrupamento Marinha Grande Nascente esteve presente na Polónia no projeto Erasmus+ "More Tolerance, Less Ignorance" representado por 2 alunas da Escola Básica Nery Capucho, 2 alunas da Escola Pinhal do Rei e 2 professores prof. Paula Cardoso e o coordenador do projeto Ricardo Fernandes. Foi uma semana repleta de novos desafios, novas aprendizagens e um turbilhão de emoções. Os nossos alunos partilharam conhecimentos e experiências diferentes com os parceiros do projeto da Polónia, Espanha, Itália, Chipre e infelizmente não com os alemães porque não foram autorizados viajar no período em que estavam de férias de Outono.

No decurso da semana os alunos fizeram algumas visitas às cidades de Varsóvia, Zamósc e Cracóvia; estiveram com a presidência da Câmara de Zamósc; realizaram nos paços do conselho um manifesto comum sobre o tema do projeto; tiveram videoconferências com associações humanitárias da polónia sobre o tema “Tolerância não é suficiente”; workshops sobre a convenção dos Direitos Humanos; atividades com alunos “Krok za krokiem” - associação de ajuda e apoio a crianças com necessidades educativas especiais; workshop na “Niewidzialna Wystawa” uma associação de invisuais onde fomos convidados a seguir os nossos sentidos; desportos coletivos sob o tema “Fair play – igual oportunidades para todos”; visitámos uma sinagoga em Zamósc e posteriormente os campos de concentração de Auschwitz para os alunos compreenderem a tolerância religiosa entre outras atividades realizadas na escola com os alunos anfitriões polacos e os restantes parceiros.

 

Foi uma semana que marcará sem dúvida a vida académica de todos alunos participantes e que levou o nome do nosso Agrupamento e do Município além-fronteiras debatendo o tema da tolerância e respeito pela diferença de todos nós. Um bem-haja ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e ao Município.
 
 
 
     
 
 
 
 

 

Torna-te um ativista e vamos salver o planeta!

Campanha "Um bem sem olhar a quem" inserida no 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social.

Donativos entregue à Conferência S. Vicente de Paulo da Marinha Grande.

OBRIGADO a todos que colaboraram.


Desafio do mês de Dezembro ‌

"Uma boa ação por dia...nem sabes o bem que te fazia!"

Podemos sempre mudar o mundo que nos rodeia!
"Opta por ser optimista. Vais sentir-te melhor!"       - Dalai Lama

TU e EU juntos mudamos o mundo!

Vamo-nos juntar a milhares de pessoas no mundo inteiro num ato único de solidariedade:  

 

 

O Giving Tuesday surge de uma ideia muito simples: um dia em que o mundo inteiro se une para doar, utilizando as redes sociais para inspirar todas as pessoas a serem generosas. Surgiu por contraposição aos dias frenéticos de compras do Black Friday e Cyber Monday, e rapidamente se propagou a vários países, sendo hoje considerado o maior movimento mundial de solidariedade.

 

 

Escolhe a causa que queres ajudar!

 

MARATONA DE CARTAS DA AMNISTIA INTERNACIONAL

O maior evento de ativismo e direitos humanos do mundo está de volta, a Maratona de Cartas, e temos um desafio para propor a todas as escolas, universidades e instituições de ensino do país!

Entre 1 de novembro e 15 de janeiro, a Amnistia Internacional está a ajudar seis casos que precisam de ação imediata: 

os El Hiblu 3 (Malta), Germain Rukuki (Burundi), Jani Silva (Colômbia), Melike Balkan e Özgür Gür (do Grupo de Solidariedade LGBTI+ na Turquia), Nassima al-Sada (Arábia Saudita) e Paing Phyo Min (Myanmar). 

Será por estas pessoas que vamos recolher milhões de assinaturas.

Assina com o códido da tua escola: ERFT

17 de outubro 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social

A Escola Prof. Alberto Nery Capucho pretende assinalar o Dia com a campanha de recolha de bens alimentares "Um bem sem olhar a quem", para serem entregues à Conferência São Vicente de Paulo da Marinha Grande.

Obrigado pela tua colaboração!

O Mundo Não Pode Parar

de Diogo Santos Silva & Pedro Martins

Vale a pena refletir!

Carta do nosso Cardeal D. António Marto sobre a matrícula em EMRC.

Desafio do mês de JULHO ‌

"Uma boa ação por dia...nem sabes o bem que te fazia!"

Podemos sempre mudar o mundo que nos rodeia!
 
 

Neste período de confinamento os nossos alunos #EMRC  quiseram deixar uma mensagem bem clara a toda a nossa comunidade: #VaiFicarTudoBem

Obrigado a todos que se juntaram nesta iniciativa. 

Juntos somos mais Nascente!

 

 

Podes ver na 2º parte da reportagem "A fé dos homens" da RTP 2 sobre a importância da disciplina de EMRC com o testemunho de 3 professores da disciplina em:

https://www.rtp.pt/play/p50/a-fe-dos-homens

 

Escuta a carta do Covid-19 à humanidade.

Não estamos sós na tempestade!

Grande mensagem na música de Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes.

Precisamente por isso é que a EMRC está aqui para o que precisares.!

Dia da Europa - 9 de maio 2020

assinalado pelo nosso Clube Europeu da escola.

Neste período de quarentena vamos ter de manter a distância segura.

mas próximidade naquilo que nos une, a disciplina de EMRC!

Recursos para as nossas aulas à distância:

 

Bom dia,

de acordo com com a conjuntura atual para este "período de quarentena", elaborei um plano para todas as turmas de EMRC:
 
- Os alunos deverão criar conta no site: www.edomodo.com
- Entrar no ano respetivo com os respetivos códigos por ano:
- 5º ano: 99b8cj
- 6º ano: xay9js
- 7º ano: sk8yp5
- 8º ano: kxxpx9
- 9º ano: uptq9k
 
Havemos de ultrapassar todos esta fase.
Boa quarentena
 
#VAMOSTODOSFICARBEM
 
Ricardo Fernandes

Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas


O nosso Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente abraçou mais uma campanha de solidariedade em prol da APARF por ocasião do 67º Dia Mundial dos Doente da Lepra.
Todas as turmas de EMRC quiseram dar o seu contributo porque achamos que, tal como "Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar" também é verdade que "Ninguém é tão rico que não tenha nada para receber". Desta forma a APARF foi convidada a vir à nossa escola falar desta doença milenar e socialmente estigmatizante. Aprendemos sempre algo de novo e como não gostamos de ficar de braços cruzados juntámos esforços para podermos marcar a diferença no mundo.
Com um pequeno gesto de todos podemos tornar um mundo mais fraterno e solidário.
Obrigado APARF por nos permitirem fazer a caridade sem olhar a quem e como Raoul Follereau dizia: "Todo Amor bem semeado cedo ou tarde florirá." assim esperamos que a APARF deixe em bom terreno as sementes que colhemos.

Mais um ano, mais uma campanha...

mais uma oportunidade de ser solidários!

Pequenos gestos que tornam o mundo um pouco melhor!

Ajude-nos a ajudar!

Vamos cortar com a violência na escola!

Se não te respeitam não te merecem!

Dia 30 traz uma camisola branca e vamos assinalar o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas!

A disciplina de E.M.R.C. deseja a todos um 

Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano 2020.

No passado dia 10 de dezembro o Clube Europeu da escola Prof. Alberto Nery Capucho não quis deixar de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e participou no evento (C)Ativar Leiria 2019. Este evento foi organizado pelo núcleo da Amnistia Internacional de Leiria na ESECS (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria). Foram partilhados alguns testemunhos de activistas em prol dos Direitos Humanos. Com este evento pretendemos criar pequenos-grandes "Ativistas" na nossa escola com pequenos-grandes gestos que já foram realizados como o Climatic Strike no dia 27 de setembro, o dia Internacional da Tolerância assinalado na nossa escola no dia 18 de novembro, o dia Internacional dos Direitos Humanos e agora com a Maratona de Cartas da Amnistia Internacional. Fica desde já o convite para assinarem também a maratona de cartas no portal da Amnistia Internacional () pelo nosso Agrupamento de Escolas com o código 5VC6. A tua assinatura também pode salvar vidas. Obrigado pela colaboração.

 

 

16 novembro Dia Mundial da Tolerância

17 de outubro 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social

A Escola Prof. Alberto Nery Capucho assinalou o Dia com um manifesto "Levanta-te e atua" juntamente com a recolha de bens alimentares, com a campanha "Um bem sem olhar a quem", para serem entregues à Conferência São Vicente de Paulo da Marinha Grande.

17 de outubro 2019 vem assinalar o 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social

Concentração no campo de futebol das 10.20h-10.40h.

Traz uma t-shirt BRANCA e um amigo também!

Campanha: “Um bem sem olhar a quem”

Entrega junto ao PBX os teus donativos para a 

Conferência de S. Vicente de Paulo

 

 

No biénio 2019/20-2020/21, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente irá participar no projeto Erasmus+ intitulado "More Tolerance, Less Ignorance", pelo que se deslocaram dois docentes em representação do mesmo, na passada semana a Tarento, na região da Apúlia, em Itália para a primeira reunião de planificação do projeto.
Este projeto designado por KA2, direcionado para alunos dos 13-15 anos, envolve a mobilidades de alunos e professores e terá como parceiros outros cinco países: Espanha, Itália, Alemanha, Polónia e Chipre.
Ao implementar o projeto, procuramos ser uma escola mais inclusiva, tomando ações que resultarão no combate à discriminação e segregação, contrariando a agressão e o cyberbullying, bem como ações para mitigar este desnível na educação nas pessoas de origens desfavorecidas.
Como parte do projeto, os alunos irão aprender e refletir sobre os Direitos Humanos e formas de combater os estereótipos, em particular, trabalharemos sobre a discriminação e como contrariar atitudes tais como racismo, bullying, violência psicológica e física na escola e online (cyberbullying), assédio baseado na religião, deficiência intelectual, física ou qualquer outra forma.
Entre várias competências que se irão trabalhar neste projeto, será de destacar também a maior proficiência do inglês para todos os alunos que irão fazer parte do mesmo, o recurso à informática através da realização de trabalhos que irão desenvolver, entre outras competências transversais, nomeadamente história, arte e cultura.
A cooperação internacional permitirá o fortalecimento de atitudes de tolerância e respeito mútuo, a consciência das características e das diferenças culturais de cada país participante no projeto, bem como a aquisição de novas competências necessárias ao desenvolvimento pessoal numa perspetiva de cidadania europeia.
 

 

 

27 setembro Protesto Contra alterações Climáticas

No dia 27 de setembro toda a  Escola Prof. Alberto Nery Capucho uniu-se para protestaram contra as alterações climáticas do nosso planeta.

(Clica em cima da foto para visualizar album de fotos)

É urgente Salvar o Planeta para salvar o nosso Futuro!

 

 

Recentemente foi criado, por um amigo do clube do BoaVista, um projecto social em Guiné-Bissau, na localidade de Antula .
Projeto este que consiste na fundação de uma Academia de futebol para poder proporcionar a jovens dos 8 aos 16 o contato com o futebol de uma forma mais organizada.
Dentro deste projeto irá ser criada também uma equipa para meninos invisuais .

Neste momento existe uma enorme necessidade de material desportivo. 
A nossa escola irá, juntamente com o clube do BoaVista, fazer uma angariação de material desportivo (chuteiras, roupa desportiva e até outro tipo de material) para ser enviado para Antula .

 

17 outubro Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social

A Escola Professor Alberto Nery Capucho assinalou no dia 17 de outubro o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social com um mega manifesto, com toda a comunidade escolar, simultaneamente com uma exposição realizada pelos alunos bem como uma recolha de bens alimentares intitulada "Um bem sem olhar a quem" que será oportunamente entregue à Conferência de São Vicente de Paulo da Marinha Grande.

Porque achamos que é premente apelar ao sentido cívico dos alunos, aliada à solidariedade,a disciplina de EMRC desenvolve ao longo do ano letivo várias campanhas de solidariedade no sentido de envolver toda a comunidade escolar para este valores, que são primeiro que tudo, humanitários. Neste manifesto foi realçado os 17 O.D.S. (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) propostos pela O.N.U. em 2015 que pretendem criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas.

A campanha intitulada "Levanta-te e atua" faz todo o sentido na nossa escola porque acreditamos que somos a primeira geração que pode acabar com a pobreza extrema e a exclusão social não ficamos indiferentes, levantamos as nossas vozes e atuamos. Se todos nos unirmos por estas causas faremos, com toda a certeza, a diferença e a solidariedade será uma realidade na nossa comunidade.

 

Podes consultar algumas fotos aqui:

https://photos.app.goo.gl/1wxgCFN8aeDcPmEs9

Porque achamos que é premente apelar ao sentido cívico dos alunos, aliada à solidariedade,a disciplina de EMRC desenvolve ao longo do ano letivo várias campanhas de solidariedade no sentido de envolver toda a comunidade escolar para este valores, que são primeiro que tudo, humanitários. Neste manifesto foi realçado os 17 O.D.S. (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) propostos pela O.N.U. em 2015 que pretendem criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas. 
A campanha intitulada "Levanta-te e atua" faz todo o sentido na nossa escola porque acreditamos que somos a primeira geração que pode acabar com a pobreza extrema e a exclusão social não ficamos indiferentes, levantamos as nossas vozes e atuamos. Se todos nos unirmos por estas causas faremos, com toda a certeza, a diferença e a solidariedade será uma realidade na nossa comunidade.

Desafio do mês outubro Otimista 2022

"Uma boa ação por dia...nem sabes o bem que te fazia!"

Podemos sempre mudar o mundo que nos rodeia 
ou o mundo dos que nos rodeiam!
 
 
 
"Felicidade é quando o que pensas, o que dizes e o que fazes estão em harmonia"       - Mahatma Gandhi

17 outubro Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social

A galeria de fotos está vazia.

Exposição:

27 de janeiro - 73º aniversário da libertação dos Campos de Concentração de Auschwitz e Birkenau.

Obrigado a todos que colaboraram com o 

BANCO ALIMENTAR.

 

20 Novembro

Dia Universal dos Direitos da Criança

Campanha de recolha de géneros alimentares para a APAMG.

Iniciativa do 8º H

Por um mundo mais solidário!

Obrigado a todos que colaboraram.

 

 

Artistas digitais - XVI Edição

Se acontecer saberei o que fazer - 2º CEB

 

Clica na imagem ou acede a este site para saberes mais informações como concorrer:

https://artistas.ccems.pt/

 

 

Para o 3º ciclo temos outro desafio, os cineastas:

https://cineastas.ccems.pt/

Votos de um feliz ano 2017 para todos!

Descarregue aqui o calendário COOL GOAL:

 

 

Pela ocasião do 17 de outubro, Dia Mundial da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, o nosso Agrupamento juntou esforços e recolhemos 3 caixas de enlatados na Campanha "É preciso ter lata" que foi entregue à Conferência de São Vicente de Paulo da Marinha Grande.

Obrigado a todos os que colaboraram!

Santa Páscoa para todos!

63º Dia Mundial dos Leprosos

Spot televisivo sobre o 63º Dia Mundial dos Leprosos

Publicado por Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) em Domingo, 17 de janeiro de 2016

A disciplina de EMRC deseja a todos umas Boas Festas 

com a àrvore dos desejos dos alunos da Nery Capucho.


O papel de concretizar sonhos!

Após o terrível atentado de sexta feira 13 de novembro em Paris, não quisemos ficar indiferentes e mostrámos a nossa indignação, solidariedade e compaixão com as vítimas em forma de protesto contra a intolerância religiosa e o terrorismo.

Jornal de Leiria (edição 1637)

Jornal da Marinha Grande (edição 2684)

Nery Capucho é PARIS!

Pinhal do Rei é PARIS!

Somos todos PARIS!

20_Novembro

A galeria de fotos está vazia.

Agora já podes seguir a tua disciplina de EMRC também no MEO KANAL

Basta carregares no botão verde

depois gititar o canal 456009 para veres alguns vídeos sobre a disciplina.

Somos os primeiros!

Bom Ano Letivo 2015/16

Orgulho dos meus alunos da Nery Capucho pelo excelente trabalho realizado. 

Obrigado a todos que colaboram por estas causas...e ajudam a tornar o mundo um pouco melhor do que ele é!


Generation Next - EcoEscolas

Eles explicam porque não vão à escola.

IV Lip Dub da Nery Capucho

Obrigado a todos que colaboraram!

Este calendário é resultado de todos os parceiros do Comenius.

Custa 2€ e o resultado reverte para a UNICEF, a ser entregue na mobilidade à Polónia em maio 2015.

Podes adquirir um na tua escola, pergunta ao teu prof. de E.M.R.C.

 

STOP BULLYING

 

Não deixámos passar a data em branco!

Carrega em cima da imagem,

analisa os dados e reflete sobre...

Mixbook - Create stunning photo books, cards and calendars! | Design your own Photo Book with Mixbook's easy online editor.

Adisciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), como disciplina curricular presente em todos os graus de ensino, é um espaço educativo de grande interesse para ti.

Porque o desenvolvimento dos valores do amor, da paz, da justiça e da solidariedade deve ser assumido pela educação como fator decisivo na formação da personalidade...

Porque é urgente a educação da consciência ética, moral...

Porque a dimensão religiosa é fundamental para se dar resposta à inquietação humana pelo sentido último da vida...

Porque o conhecimento da mensagem cristã é essencial para a definição da própria identidade, no contexto de um país com profundas raízes cristãs...

Porque os dados das ciências não bastam para transformar o mundo, segundo critérios de justiça e paz...

Porque o diálogo entre religiões é premente para a construção da paz mundial...

Para uma educação integral, opta por EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA!

 

Dom Carlos Ximenes Belo

Carrega em cima da imagem para acederes ao site ecocidadão.

V Interescolas na Caranguejeira - 02/04/2014

"FAMÍLIA: a nossa casa"

Consulta mais fotos em: Visitas de estudo!

Peregrinação a Fátima 22-23/11/2013

"A caminhar é que a gente se entende!"

Os alunos de E.M.R.C. do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente reuniu-se mais uma vez, manifestando o sentido de união, para realizar uma caminhada a Fátima no dia 23 de novembro. Alguns alunos jantaram e acamparam na escola Pinhal do Rei na noite do dia 22 e prepararam-se para dar início a uma longa caminhada com partida às 4h da manhã do dia 23. Chegámos precisamente às 12 badaladas do Santuário de Fátima. Esta peregrinação decorreu sem incidentes. Valeu pelo convívio entre ambas escolas (Pinhal do Rei e Nery Capucho) e para mostrar que somos capazes de superar alguns dos nossos limites. “A vida, mesmo com sacrifício, tem a sua cor.

Parabéns a todos os participantes corajosos!

Galeria de Fotos: Peregrinação

17 outubro Levanta-te e atua

Novo site da escola:

Visite a esola aqui:

PINHAL DO REI

Novo MOODLE

Biblioteca

 Podes consultar aqui o último número da revista da APARF.